Marketing de Busca Marketing Digital

O Que é Marketing de Busca? Saiba Como Aplicar Esta Estratégia

Marketing de busca

Hoje em dia, que empresa não quer se manter no topo dos resultados das ferramentas de busca, não é mesmo? Para que isso aconteça, é preciso entender o que é o marketing de busca e a sua importância dentro do marketing digital.

Então, leia nosso artigo completo e saiba tudo sobre essa ferramenta, desde o conceito até como aplicá-la no seu negócio para colher os melhores frutos!

Marketing de busca: o que você precisa saber sobre ele?

Antes de conhecer as melhores e mais efetivas estratégias para a sua marca, entenda o significado geral deste ramo do marketing.

Também conhecido como SEM, Search Engine Marketing, o objetivo dele é alcançar para sua página o máximo possível de exposição nos resultados de buscadores como Google, Yahoo e Bing.

Inclusive, segundo o SEO Tribunal, os buscadores já se tornaram responsáveis por até 93% do tráfego dos websites.

Quanto mais fácil seu público te encontrar, maiores serão as suas chances de alavancar suas vendas e tornar sua marca uma referência no mercado.

Para que isso seja possível, você pode investir em links patrocinados ou apostar nas técnicas de SEO.

Como funciona o ranqueamento das páginas nos buscadores?

Provavelmente, antes de fazer uma compra, você faz inúmeras buscas na internet. Entre outras, preços, lojas, marcas, produtos alternativos são algumas das pesquisas mais populares até chegar ao que realmente quer.

Mas como seria se não houvesse uma ferramenta que permite organizar as páginas, sua exibição, os critérios que você estava procurando?

Quando você sabe como funciona o ranqueamento das páginas, também entende o marketing de busca com mais clareza. Ao fazer uma busca rápida no Google, você é direcionado para uma SERP, em português, Página de Resultados de Mecanismos de Busca, que divide os conteúdos em duas categorias:

  • Busca orgânica, que gera resultados espontâneos, sem investimento, nas páginas de resposta dos buscadores. É aqui que as técnicas de SEO, Search Engine Optimization, funcionam como aliadas perfeitas para divulgar um site amplamente; Links patrocinados, o segmento do SEO que trata dos anúncios pagos, gerados por ferramentas como o Google Ads.

Por isso, é essencial investir em uma dessas estratégias para gerar resultados mais significativos. Só não podemos indicar qual é a melhor para o seu negócio, pois cada uma tem um conjunto de técnicas que se aplica a um momento ou uma situação específicos.

Procure descobrir qual é sua condição no momento, suas necessidades e os resultados que quer obter. Assim, será mais fácil criar um planejamento coerente para agora e longo prazo.

Os resultados do marketing de conteúdo são mais rápidos?

Sempre que você investe em estratégias de marketing de conteúdo, precisa estar ciente de que pode levar um tempo até que o público esteja familiarizado com sua marca.

Então, essa dica é de ouro: caso queira acelerar um pouco esse processo, investir em anúncios pagos é uma ótima alternativa. Isso porque, se o consumidor se interessar pelos seus materiais, as chances de fechar uma venda ou visitas futuras são grandes.

Além disso, links pagos podem direcionar para uma landing page para certos conteúdos, como promoções ou divulgações.

Dessa forma, você gera leads para campanhas de nutrição ou de e-mail marketing, por exemplo, aumentando sua lembrança de marca.

Embora a utilização de links patrocinados gere resultados mais rápidos, também é fundamental investir em técnicas de otimização para sua página ser ranqueada nos buscadores.
Aliás, a partir do momento em que alguém estabelece o primeiro contato com seu negócio, podem ser adotadas diversas estratégias que influenciem positivamente a tomada de decisão de compra.
Conseguiu entender tudo sobre o marketing de busca? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro do universo do marketing.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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